Preencha os dados abaixo
para receber novidades:

Home / Produtos / Consultoria em Recursos Humanos / Auditoria Trabalhista


Auditoria Trabalhista

A auditoria trabalhista envolve o estabelecimento de determinadas ações que visam solucionar problemas ou preveni-los, a fim de evitar desde demandas judiciais e infrações, até divergências comportamentais dentro da organização.
A auditoria trabalhista é de suma importância, pois qualquer empresa deve ater-se aos pressupostos legais e contingências trabalhistas e previdenciárias.

Objetivos da Auditoria Trabalhista

  • Revisar todos os procedimentos e documentos legais exigidos pelo Ministério do Trabalho e INSS;
  • Revisar e orientar os procedimentos de controles internos, relacionados a todas as rotinas do departamento pessoal;
  • Através das revisões, criar e orientar procedimentos, visando a minimização de riscos de multas e autuações do Ministério do Trabalho e outros órgãos competentes.

Benefícios da Auditoria Trabalhista

  • Minimização de riscos de multas;
  • Minimização de reclamatórias trabalhistas;
  • Evita furtos, desvios , pagamentos indevidos e outras irregularidades;
  • Diminuição de erros e prejuízos das rotinas auditadas;
  • Prevenção e melhoria da atividade de administração dos funcionários da empresa.

Etapas de Realização da Auditoria Trabalhista

  • Levantamento e análise física dos documentos;
  • Apuração de inconsistências de todas as rotinas;
  • Apresentação do relatório de auditoria, validando as atuais práticas e/ou recomendando melhorias nos processos.

Procedimentos que serão auditados na auditoria trabalhista

  • Inspeção e Fiscalização do Trabalho;
  • Acordos e convenções coletivas de trabalho;
  • Registro de empregados: ficha de registro, documentação pessoal, contrato de trabalho, acordos individuais, documentos de salário família, imposto renda, documentos de vale transporte e EPI;
  • Jornadas de trabalho e cartão ponto;
  • Verbas de proventos e descontos em folha de pagamento;
  • Processamento de férias e 13º salário;
  • Processamento de rescisões de contrato de trabalho;
  • Encargos Sociais;
  • Políticas de benefícios legais e espontâneos;
  • Ações trabalhistas;
  • Segurança e medicina no trabalho: CIPA, PPRA, PCMSO.
Rua Marechal Deodoro, 357 - Velha - Blumenau / SC - Fone/Fax (47) 3035-5604 - comercial@eficaciaconsultoria.com.br