A gestão empresarial é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e quando ela é aplicada de forma eficaz, os resultados podem ser surpreendentes! É por isso que te apresentamos um passo a passo simples que irá te guiar nessa busca por uma gestão mais assertiva. Vamos lá?

 

Entenda a importância da gestão

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, revela que a gestão empresarial inadequada é considerada a 2° principal causa de falência nas empresas do Brasil. 

Este dado enfatiza a importância de possuir uma administração eficaz para a sustentabilidade dos negócios, especialmente em um contexto econômico dinâmico e desafiador como é atualmente.

 

Agora que você já sabe da importância, vamos ao que interessa: Como aplicar a Gestão Empresarial eficaz na sua distribuidora?

 

1. Desenvolva um diagnóstico organizacional  

Faça o mapeamento da sua distribuidora. O diagnóstico organizacional é uma forma de avaliar o estado atual de uma empresa e identificar áreas que precisam de melhorias. Esse processo permite que a gestão compreenda o funcionamento da organização, analise seu desempenho e identifique oportunidades.

 

2. Faça avaliações internas e externas

Realizar avaliações internas e externas é uma prática fundamental para compreender o ambiente no qual uma empresa opera, identificar desafios e garantir a adaptação contínua às mudanças.

A partir das análises, é possível visualizar processos, mensurar o desempenho e produtividade, ver as tendências de mercado, avaliar a posição da empresa em relação aos concorrentes, entre outros parâmetros. 

 

3. Crie um planejamento

Ao criar um planejamento, as empresas não apenas definem seus objetivos, mas também definem as etapas necessárias para atingi-los. Esse processo fornece mais clareza e capacita a organização para enfrentar desafios, adaptar-se às mudanças e otimizar seus recursos.

 

4. Utilize indicadores de desempenho

Os Key Performance Indicators (KPIs) ou indicadores de desempenho, desempenham um papel importante na avaliação de parâmetros como a produtividade, qualidade e eficácia organizacional. Essas ferramentas são essenciais para monitorar os processos permitindo a identificação de estratégias de desenvolvimento e a correção de falhas.

 

5. Faça da tecnologia sua aliada estratégica

O avanço da tecnologia abriu caminho para o surgimento de ferramentas que simplificam as atividades em vários setores das organizações. Como por exemplo o Sistema de Gestão Empresarial (ERP) que possui funcionalidades que visam aprimorar processos, centralizar informações, executar diversas tarefas e facilitar a gestão empresarial.

O ERP Eficácia foi desenvolvido para atender as demandas de distribuidoras com os mais variados processos operacionais, permitindo uma gestão integrada e assertiva, que traz resultados e impulsiona o crescimento.

Ficou interessado? Clique aqui e conheça o ERP Eficácia agora!